2.|EMPRESA DE AUTOPEÇAS DO ANO

 

AETHRA SISTEMAS AUTOMOTIVOS
FORNECEDOR COMPLETO

Com o fornecimento das cabines para a nova família de caminhões Delivery da MAN, em 2017 (projeto Phevos) a Aethra Sistemas Automotivos deu exemplo claro de relevância para o suprimento a montadoras e de sua contribuição para a excelência e inovação na área de produtos, mostrando que a característica full service supplier lhe cabe bem. O grupo foi o responsável por desenvolver a cabine dos novos semileves, que foi totalmente remodelada, por dentro e por fora. Todo o ferramental dos seis novos modelos foi construído, em Contagem, pela unidade TEC, maior ferramentaria para a indústria automobilística do País. Já o processo de prototipagem foi realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Protótipos da Aethra, em Belo Horizonte. Além de estampar as peças e soldar os subconjuntos, a Aethra também faz a montagem final das cabines na AKC, unidade que integra o consórcio modular da MAN, em Resende. A linha de montagem foi atualizada para acompanhar as configurações dos diversos modelos das cabines, que contam com o reforço de aços de alta resistência, tornando-as mais seguras, resistentes e até 10% mais leves. O reconhecimento veio da própria montadora. A Aethra foi vencedora do Prêmio One Awards, da MAN Latin America, na categoria “Partnership” pela “Parceria em Novos Projetos”. Mas a Aethra foi além do que já domina. Investiu em PD&I em meio à crise, criando uma nova maneira de estampar a quente, tanques de combustível para veículos híbridos e trilhos para banco, estes utilizando sua linha de Roll Forming – com a Aethra tendo, em Contagem, o maior polo da América Latina desta tecnologia. A posição de vanguarda e a expansão dos negócios possibilitaram à empresa retomar faturamento acima de R$ 1 bilhão, ainda em 2017, projetando dobrá-lo nos próximos anos.

CONTATO
Fernando Martins Vieira de Almeida

Comunicação/Marketing

(31) 3045-9114

Fernando.almeida@aethra.com.br

 

EATON
60 ANOS RODANDO NAS ESTRADAS BRASILEIRAS

A Eaton é, literalmente, parte da história da indústria automotiva brasileira. A corporação e o desenvolvimento do setor no Brasil se confundem, afinal, ambos “cresceram juntos”. Em 1957, a Eaton instalou a sua primeira fábrica no país, na cidade de São José dos Campos, SP, a primeira da empresa fora dos Estados Unidos, berço da organização. Hoje, são cinco importantes unidades de manufatura que compõem o “Setor Industrial”, desenvolvendo aplicações para caminhões, ônibus, veículos de passeio e máquinas agrícolas, com engenharia própria e provendo soluções globalizadas. Por meio de aquisições locais estratégicas, a companhia reforçou continuamente o seu compromisso com os brasileiros, se tornando uma das subsidiárias mais importantes da Eaton além das fronteiras dos Estados Unidos. Considerando um horizonte mais recente, mais especificamente durante a crise no setor automotivo local, a empresa focou em manufatura enxuta e implementou quase 27 mil ideias de melhoria contínua dadas pelos próprios funcionários. Outra importante medida tomada pela companhia foi o desenvolvimento de pessoas, levando-as ao exterior para ganho de know-how. A Eaton investiu ainda meio bilhão de reais em equipamentos e em pesquisa e desenvolvimento, quando praticamente toda a cadeia era reticente a esse movimento. Já a engenharia brasileira da empresa, diferente de muitas empresas do segmento, trabalhou em três turnos adicionados de horas extras. Em meio à queda vertiginosa da indústria, a Eaton foi audaciosa e realizou lançamentos de transmissões automatizadas, que posicionaram ainda mais a empresa como referência no segmento de veículos comerciais médios no país. Tais ações provaram que a prioridade da organização era uma só: estar preparada para quando o mercado retomar seus volumes.

CONTATO

Comunicação Corporativa EATON
(19) 3881-9994

comunicaeaton@eaton.com


FRAS-LE
ESTRATÉGIA FEITA DE ALIANÇAS

A Fras-le acreditou na força do compartilhamento para crescer e enfrentou as adversidades com firme gestão, modernos sistemas de controles e comprometimento da equipe. Como resultado experimentou, em 2017, na contramão da prolongada crise econômica e ética, um dos períodos de maior expansão intensificando sua presença no mercado internacional através do compartilhamento, da união e de alianças para o futuro com parceiros estratégicos. Para viabilizar sua presença externa de maneira forte e segura, a companhia realizou importantes aquisições e associações envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai. Na Índia, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka, além de exportar para outros países. Para dar sustentação a essa trajetória, a Fras-le executou um ousado plano de ampliação na sua unidade fabril da China, que teve sua área e sua produção duplicadas. Na Colômbia, instalou escritório de vendas e um centro de distribuição. Também atuou no fortalecimento no mercado OE para linha leve firmando uma joint venture com a multinacional americana Federal Mogul, que resultou na Jurid do Brasil, localizada em Sorocaba (SP), focada na fabricação e distribuição de produtos de freio Premium para fabricantes de veículos de equipamentos originais e clientes de pós-venda nos mercados de linha leve no Brasil e em toda a América do Sul. Nos Estados Unidos, a planta local reforçou seus negócios ampliando a base de clientes e intensificou sua presença em negócios tradicionais. Fruto de inúmeras iniciativas, a companhia fechou o ano superando as receitas e os volumes de venda tendo, ainda, conseguido melhoras significativas nos negócios realizados diretamente com as montadoras.

CONTATO
Gladis Berlato
Analista em Comunicação
(51) 3388.6848 e  (51) 9 9123.6848


MAXION WHEELS
UMA DAS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS DE AUTOPEÇAS MAIS ADMIRADAS E PREMIADAS NO BRASIL.

A Maxion Wheels, empresa do Grupo Iochpe-Maxion, orgulha-se em ser uma das multinacionais brasileiras de autopeças mais admiradas e premiadas no Brasil. Após inaugurar em junho de 2016 sua segunda unidade fabril para rodas de alumínio em Limeira no interior de São Paulo, com capacidade produtiva para 800 mil rodas/ano, a Divisão de Rodas da Iochpe-Maxion já coordena estudos de casos com as montadoras locais para em breve atingir uma capacidade eventual de produção de 2 milhões de rodas/ano. Além dos investimentos em capacidade produtiva, a Maxion Wheels também celebrou em 2017 o reconhecimento da qualidade de seus produtos e serviços através de diversos prêmios oferecidos por seus clientes como John Deere, Hyundai, Ford, FCA, Caterpillar, GM e Toyota pelo desempenho de suas plantas em 2016. Entre outros relevantes reconhecimentos obtidos por nossas unidades estão o Empresas Mais – Estadão em reconhecimento pelo desempenho da Iochpe-Maxion em 2016, Reconhecimento Meio Ambiente – Cetesb, Prefeitura de Santo André, SP, e Prêmio de Melhores Práticas de Meio Ambiente – Ciesp, Limeira, SP.

CONTATO
Daniela Pinho
Análista de Vendas & Marketing
(11) 4998-8045
daniela.pinho@maxionwheels.com