13.|AUTOPEÇAS E SISTEMAS

 

AETHRA SISTEMAS AUTOMOTIVOS
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA MOLDAR O FUTURO

Investimentos certeiros e uma equipe capaz de solucionar as principais demandas do mercado automotivo tiveram como resultado tecnologias exclusivas desenvolvidas pela Aethra Sistemas Automotivos, além de inovação em processos e produtos que levam ao setor à evolução constante pedida no mundo inteiro. Um dos destaques do trabalho conjunto entre engenharia e a área industrial da Aethra é a exclusiva tecnologia de Hot Stamping, resultado de um minucioso trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Suas principais vantagens em relação ao processo convencional atual são o espaço enxuto necessário para sua instalação (até seis vezes menor que área requerida pelo processo convencional), a economia de energia pela rapidez na ativação do maquinário, o controle individual de temperatura das peças, além da possibilidade de pintura direta em peças de pele, sem a necessidade de jateamento – hoje, por exemplo, apenas peças estruturais são feitas nessa tecnologia. A estampagem a quente da Aethra tem atraído cada vez mais o interesse de clientes, fornecedores e até mesmo de concorrentes. Em 2017, a empresa recebeu dezenas de visitas, nacionais e internacionais, interessadas em conhecer melhor os resultados que a tecnologia tem a oferecer. Outra tecnologia que está em voga no mercado mundial e tem a Aethra como referência é o tanque para veículos híbridos, já testado e aprovado pelas principais montadoras. Esse tipo de tecnologia é a planejada resposta da Aethra para a necessidade global crescente por um mercado que seja e gere sustentabilidade, tendo o Grupo se adiantado nas soluções para os carros do futuro.

 

BASF
SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS INOVADORAS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Na BASF, a sustentabilidade incorpora nossa estratégia e, por este motivo, investimos em pesquisa e inovação, uma busca constante pela excelência nos nossos produtos e processos. Exemplo disto é o CathoGuard® 800, produto de alta performance para a indústria automotiva, que protege superfícies metálicas de corrosão, comum em regiões litorâneas. Essa tecnologia é chamada de eCoat e é aplicada na primeira fase do processo de pintura do veículo, onde o corpo metálico é mergulhado neste material. O CathoGuard® 800 tem diversas características únicas que o diferenciam de outros materiais e o tornam mais sustentável. Feito a base d’água e sem metais pesados em sua formulação, o produto gera benefício para o meio-ambiente e pessoas que operam este material nas linhas de produção, reduzindo entre 15 e 20% do volume de tinta utilizada na pintura e por consequência a quantidade de água no processo de produção, o que também representa também uma economia na disposição e tratamento de resíduos. Nos sites produtivos da BASF em que o CathoGuard é produzido, avaliamos todo ciclo de vida, permitindo a mensuração de consumos e emissões ao longo da cadeia produtiva até a entrega para o cliente, através da Fundação Espaço ECO®, criada e mantida pela BASF. Juntos, criamos química para um futuro sustentável!

CONTATO
Thiago Siqueira Caixeta
Consultora de Estratégia de Indústria Automotiva
(11 ) 2039-3795
thiago.caixeta@basf.com


MAHLE
PISTÃO COM GALERIA ELEVADA – AUMENTO DE VIDA ÚTIL E REDUÇÃO NA FORMAÇÃO DE CARVÃO

Pistões para motores Diesel tradicionalmente possuem uma galeria de refrigeração que tem por função remover o calor de regiões sujeitas a altas temperaturas e esforços mecânicos como a câmara de combustão e a zona de borda de câmara. Apesar do benefício, a galeria de refrigeração é bastante complexa, pois se trata de uma descontinuidade de material em uma região de grandes tensões acarretando dificuldades ao desenvolvimento do componente e limitando o espaço em que o canal pode ser aplicado. O novo conceito de galeria de refrigeração da MAHLE vem desafiar estes paradigmas através de um novo design e posicionamento. O design compreende uma geometria otimizada que permite dissipar o calor de maneira mais eficaz, além da elevação da posição da galeria a um nível superior ao existente no mercado, possibilitando redução na temperatura de trabalho do pistão em regiões de altas cargas térmicas sem comprometimento da robustez do produto. Dessa maneira, tem-se um prolongamento na vida útil do pistão devido ao aumento de sua resistência à fadiga. Com a utilização da nova galeria, também é possível observar redução na formação de carvão na região dos anéis, o que contribui para uma melhor eficiência energética e redução do consumo de óleo, devido à redução de temperatura nessa região.

CONTATO
Guilherme Marinho de Lima
Engenheiro de Tecnologia de Produto
(11) 4589-0429
guilherme.marinho.lima@br.mahle.com


ZEN
POLIA PARA ALTERNADOR: INOVAÇÃO 100% BRASILEIRA PARA AS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO AUTOMOTIVO

Para alavancar a competitividade de uma empresa fornecedora de autopeças com capital 100% brasileiro em um mercado altamente competitivo a empresa ZEN S.A., localizada em Brusque (SC), estruturou um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em 2012, o qual teve como primeiro desafio estudar a viabilidade de desenvolver uma solução de projeto inédita para uma polia de alternador cuja tecnologia, na época, era propriedade exclusiva de um único fornecedor global. O resultado foi a criação de um conceito inovador, com patentes de invenção já concedidas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2017 a nova polia foi aprovada pelo maior fabricante de alternadores remanufaturados do mercado de reposição de autopeças norte-americano. A empresa passa a fazer parte de um seleto grupo de empresas mundiais detentoras de tecnologia própria para redução do nível de vibrações do sistema de acessórios do motor. A polia patenteada pela empresa é uma alternativa com tecnologia brasileira que já pode ser aplicada pelas montadoras nacionais para melhorar questões relacionadas com a crescente tendência de “downsizing” dos motores à combustão interna, atrelada à necessidade de redução do nível de emissões de gases poluentes e de consumo de combustível. O projeto contou com o apoio do CNPq e parceria de empresas de tecnologia em engenharia de desenvolvimento e testes. O novo produto pode alavancar também oportunidades de exportação, contribuindo ainda mais para as metas de crescimento sustentável da empresa.

CONTATO
Alvaro Canto Michelotti

Especialista de P&D

(47) 3255-2899

alvaro.michelotti@zensa.com.br