11.|INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

 

BMW
PRIMEIRO CORREDOR ELÉTRICO NO BRASIL, ENTRE RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

Com o objetivo de estimular a mobilidade elétrica no Brasil, o BMW Group e a EDP Brasil estão construindo o primeiro corredor com postos de carregamento para carros elétricos do país, que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa prevê a instalação de seis estações de recarga em 2018 para abastecer veículos elétricos que circulam pela Rodovia Presidente Dutra, entre as capitais dos dois estados, passando por cidades importantes como São José dos Campos, Taubaté e Resende. As recargas serão gratuitas e os motoristas carregarão seus veículos em só 25 minutos. Será possível ainda carregar dois veículos simultaneamente. Os equipamentos, que são compatíveis com outras marcas e seguem o padrão europeu, já estão sendo instalados no trecho. A BMW é a pioneira em veículos elétricos no País, oferecendo o elétrico BMW i3 e o híbrido BMW i8. A empresa é também pioneira na instalação de infraestrutura para carregamento, sendo responsável por instalar 70 pontos de recarga no País. “A BMW aposta na eletrificação como realidade sustentável de mobilidade e faz deste conceito uma ampliação do puro prazer de dirigir”, afirma Helder Boavida, CEO e presidente do BMW Group Brasil. “Para o BMW Group, a mobilidade no futuro será autônoma, compartilhada, eletrificada e conectada. Não iremos nos furtar do papel de protagonistas nas discussões sobre o assunto”.

CONTATO
João Veloso
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
Tel. 11 5586-0610
joao.veloso@bmw.com.br


BOSCH
PROJETO IAAT – INVESTIGAÇÃO AVANÇADA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO

A Bosch, em cooperação com a SAE Brasil, EMDEC de Campinas, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Universidade Mackenzie, Takata e Idiada, estruturou e viabilizou uma parceria para a investigação avançada dos acidentes de trânsito na cidade de Campinas, SP. O trabalho, inédito na América Latina, possibilitará em médio prazo um profundo entendimento das principais ocorrências e causas das fatalidades/ferimentos no trânsito e consequentemente derivar ações direcionadas, tanto na infraestrutura da cidade, como nas ações educativas e no desenvolvimento ou adoção de tecnologias automotivas adequadas para minimizar os problemas específicos do Brasil. Os acidentes de trânsito representam um prejuízo altíssimo para o País – são 44 mil mortes e R$ 50 bilhões em custo social ao ano estimados. O diferencial do projeto é o uso de metodologia internacional de investigação, com visita ao local do acidente, registro fotográfico, coleta de mais de 100 variáveis e reconstituição do acidente através de simulação em software profissional. Através das reconstituições, obtém-se além de visualização simulada das ocorrências também informações adicionais como a velocidade de colisão. O treinamento realizado pelo time especializado da Bosch já foi implementado também em países como China, Índia e Alemanha e este último, já mais maduro nas investigações, vem apresentando reduções expressivas na redução do número de acidentes de trânsito.

CONTATO
Alexandre Pagotto
Gerente de Marketing
(19) 2103-4986   
alexandre.pagotto@br.bosch.com


FCA
MANUFACTURING 2020 E SIMCENTER

Na FCA, novos processos surgem para aumentar qualidade e produtividade, integrados ao conceito da Indústria 4.0. O ecossistema da Indústria 4.0 tem como berço o Manufacturing 2020, laboratório criado em 2017 no Polo Fiat com o propósito de apontar tendências mais relevantes da Indústria 4.0 no mundo, além do desenvolvimento do capital humano. São realizadas provas de conceito, com plataformas dedicadas aos experimentos de novas tecnologias, em um ambiente que reproduz em escala um cenário real. O espaço abrange a Sala de Simulação Virtual (primeira no Brasil com a criação de uma linha de montagem virtual, idêntica à real), salas de treinamento e células do processo produtivo para realização de provas de conceito (42 estão em andamento). Várias tecnologias testadas já foram incorporadas à manufatura, como robôs colaborativos e exoesqueletos, fazendo com que a FCA seja pioneira na América Latina no uso dessas soluções. Outro exemplo é o SIMCenter, primeiro Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da América Latina e primeiro do gênero da FCA no mundo, é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores, um cockpit e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. O diferencial é o conceito driver-in-the-loop, que permite ao condutor, em tempo real, avaliar diferentes geometrias da suspensão num ambiente totalmente controlado, sem ter que ir a uma pista de teste. É possível gerar dados sobre o comportamento dos condutores em diferentes estímulos, como distração por cansaço e efeito de bebidas alcoólicas; interação homem-máquina e ergonomia; infraestrutura viária com avaliação de sinalizações e traçados de rodovias que ainda nem foram construídas, sempre em ambiente controlado e seguro.

CONTATO
Ellen Cristina do Carmo Dias
Especialista de Comunicação
(31) 2123-7411  
ellen.dias@fcagroup.com

 

LIBRELATO
NOVO SISTEMA FAVORECE A SEGURANÇA NO TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSAS

Em 2017, uma das novidades apresentadas pela Librelato foi o sistema SmartBoard, que torna o transporte de cargas perigosas mais seguro. Trata-se de um painel eletrônico que pode ser instalado em um semirreboque, integrado exclusivamente a um sistema de freio EBS (freio eletrônico). A solução permite a execução de comandos e visualização de informações de toda a operação. Entre as informações estão a indicação de distância percorrida – total e parcial (hodômetro), informação de peso por eixo e peso na suspensão do semirreboque, mensagens de diagnóstico e do sistema, controle da suspensão a ar eletrônica (ECAS), acionamento do suspensor pneumático e gravação de dados da operação (ODR). Esta tecnologia permite ao motorista o manuseio operacional total do implemento através do painel eletrônico. Agregando o equipamento a uma suspensão pneumática é possível obter controle total sobre a estabilidade da carreta, evitando tombamentos. É especialmente indicado para o transporte de cargas perigosas e de combustíveis e faz parte dos acessórios opcionais da Librelato.

CONTATO
Ramiris Beltrame
Gerente de Engenharia e Qualidade
(48) 3467-2200
ramiris.luciano@librelato.com.br