15.|INSUMOS

 

AXALTA
AQUAEC 2600EP – PROTEÇÃO ANTICORROSIVA SUPERIOR PARA BORDAS VIVAS DE AUTOPEÇAS

A Axalta Coating Systems possui a família de primers de eletrodeposição (e-coat) sob a marca AquaEC. A proteção anticorrosiva destas tintas de base epóxi a diversos substratos metálicos de automóveis, caminhões e peças automotivas já é bastante conhecida e aprovada por clientes do setor automotivo. Uma nova e crescente demanda por desempenho anticorrosivo superior nas bordas vivas de peças metálicas vem se estabelecendo no mercado. Para superar as expectativas de seus clientes, a Axalta desenvolveu o sistema AquaEC 2600EP (EP é a abreviatura em inglês de “Edge Protection”, ou proteção de borda), o qual demonstra um incremento significativo de camada de e-coat nestas regiões críticas, promovendo assim a proteção desejada. O aumento de camada de tinta é obtido através da utilização de novos polímeros de alta reologia que favorecem a eletrodeposição do material nestas áreas, minimizando efeitos naturais como a retração de filme normalmente observada em bordas. A nova linha AquaEC 2600EP da Axalta é adotada com sucesso por clientes do setor de autopeças que adquirem não apenas um produto de maior desempenho como também um produto ecologicamente correto, à base de água e isento de metais pesados.

CONTATO
Daniel Lamas Andrade
Supervisor de Marketing
(11) 9922-61795
daniel.andrade@axaltacs.com

 

BOREALIS
PRIMEIRO RETROVISOR EXTERNO FABRICADO EM POLIPROPILENO DE ALTO DESEMPENHO

A Borealis Brasil, líder em soluções inovadoras em compostos de polipropileno (PP), continua evoluindo em seu portfólio de PP reforçado com fibra de vidro, desenvolvido especialmente para o mercado automotivo, criando soluções que permitem substituir plásticos de engenharia e metais em aplicações estruturais. Um exemplo disto é o uso do produto Fibremod™ GE309SFB, desenvolvido especificamente para uso em peças que exigem excelente acabamento superficial, combinado ao desempenho mecânico. Esta solução, quando comparada a outros plásticos de engenharia como a poliamida, possibilitou a redução de 20% em peso e maior facilidade no processamento por injeção. O desenvolvimento deste material foi possível através da parceria com a Magna, que, com isto, também pode lançar uma inovação no mercado automotivo, o “EcoMirror”, conceito patenteado pela Magna, sendo o primeiro retrovisor externo, comercializado no mercado automotivo brasileiro, fabricado 100% em polipropileno. O primeiro automóvel a utilizar esta solução inovadora é o Renault Kwid. Através dessa forte parceria com os tiers e OEM´s somada à capacidade de desenvolver soluções customizadas de novos materiais, a Borealis se torna o parceiro ideal para suportar os novos desenvolvimentos da cadeia automotiva no que tange a competitividade, redução de peso e aumento de eficiência.

CONTATO
Eduardo Girote

Gerente de Marketing & Desenvolvimento de Produto
11991880813
Eduardo.girote@borealisgroup.com

 

DUPONT
HYTREL® TPC AUMENTA DESEMPENHO DE MOTORES TURBO, DIMINUI NÚMERO DE COMPONENTES, REDUZ PESO E CUSTO TOTAL FINAL

Seguindo a tendência global da indústria automotiva por redução de emissões e veículos mais eficientes através da redução de peso e custos de componentes, a DuPont™ Transportation & Advanced Polymers desenvolveu uma linha de produtos que tornou possível a fabricação no Brasil, de um duto de ar integrado para motores turbo, que conecta o motor ao intercooler aumentando a eficiência desse sistema. Moldado por sopro 3D com termoplástico elastomérico à base de poliéster DuPont ™ Hytrel® rígido e tenaz, o duto de ar cumpre sua tarefa de maneira particularmente eficiente, já que resiste aos vapores de óleo e combustíveis, temperaturas elevadas de até 180°C e vibrações constantes, mantendo a solidez do sistema sob essas condições. Além disso, a tecnologia de moldagem por sopro 3D permite uma maior flexibilidade de processo e design, visando a integração de componentes, como os necessários para ressonadores, sensores ou fixações. Juntos, a combinação de menor peso, produção e montagem mais eficiente e a integração de funções (eliminando vários componentes intermediários), proporcionam uma vantagem de custo significativa em relação às opções tradicionais fabricadas em metais ou borrachas.
CONTATO
Augusto Dornelles Filho
Strategic Accounts Manager
(11) 4166-8325
Augusto.dornelles@dupont.com

 

GERDAU
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUTOMATIZANDO PROCESSOS DE CONSULTAS DE FABRICAÇÃO (ISA)

No atual contexto global onde a transformação digital está acelerada a Gerdau vem construindo uma jornada de inovação intensa nos últimos anos, em que um dos principais objetivos é a implementação do mindset digital com entendimento profundo das necessidades dos clientes. Neste cenário, tornar a experiência do cliente ao fazer negócios mais ágil e simples foi priorizada. Dentro do segmento de aços longos especiais, com aplicação em componentes automotivos, os produtos são customizados para atender às demandas específicas de cada cliente. Para cada novo negócio é necessário o entendimento da demanda e avaliação da capacidade técnica e viabilidade comercial de produzi-lo. Essa busca envolve dezenas de consultas, mais de 40 variáveis técnicas e 8 mil referências. O tempo médio para a elaboração da resposta definitiva é de cerca de dez dias. A solução tecnológica proposta é a aplicação de inteligência artificial para leitura de documentos técnicos e análise de um grande volume de dados, o que nos proporciona uma resposta de viabilidade de produção em poucos segundos sem perder a segurança e a qualidade da análise. Assim, uma plataforma de análise técnica é desenvolvida em um processo colaborativo, utilizando ferramentas de design thinking e métodos ágeis, a partir de sistemas cognitivos avançados. Tendo uma análise técnica com a maior agilidade e assertividade, um dos principais ganhos associado é a facilidade de fazer negócios com a Gerdau, melhorando a experiência do cliente.

CONTATO
Carolina Conter Elgert
Especialistas de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Sênior
(51) 3323-2000   
carolina.elgert@gerdau.com.br