9.|MANUFATURA

 

HONDA
REDUÇÃO NO CONSUMO DE THINNER DE LIMPEZA

A cada troca de cor no processo de pintura dos automóveis, é necessário realizar a limpeza do circuito, que inclui mangueiras e pistolas, evitando que a nova coloração seja alterada em função de resquício da tinta anterior. O material mais consumido nesse processo é o thinner de limpeza, 100% volátil. Por meio de uma análise minuciosa, identificou-se o potencial em reduzir o consumo de solvente no processo de limpeza. Inicialmente, foi observado que se utilizava muito mais solvente na etapa de aplicação manual, quando comparado com a automática. Assim, foram avaliados novos limites de vazão de solvente nas pistolas de aplicação manual, sempre preservando a qualidade do processo. No início da medição, a vazão aproximada era de 0,77 litros/minuto e, ao final, esse volume foi reduzido a 0,62 litros/minuto. Com essa nova definição, houve uma padronização do processo, reduzindo o consumo de material e a consequente eliminação da emissão de 20 toneladas de VOC (compostos orgânicos voláteis) na atmosfera por ano.

CONTATO
Evelyn de Almeida Lima
Supervisora de Relações Públicas
(19) 3864-7123
evelyn_lima@honda.com.br

 

NISSAN
O SUCESSO DA PREPARAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO SEGUNDO TURNO NA FÁBRICA DE RESENDE

 Em 2017, a Nissan foi uma das montadoras locais que mais cresceram em vendas internas e também em exportações e, para isso, a preparação e lançamento do segundo turno de produção da fábrica de Resende foi fundamental. Isso ao mesmo tempo em que a fábrica passava também pela preparação para o lançamento de um novo carro: o Nissan Kicks brasileiro. Como peça significativa da preparação do segundo turno e da produção do novo carro, foi necessário contratar 600 novos profissionais, treiná-los e cuidar de todos os processos para manter o padrão de qualidade da marca. Foram investidos R$ 750 milhões na preparação da fábrica para o segundo turno e a produção do crossover. Em meio a treinamentos, novos processos e novos funcionários, a linha de produção também recebeu 150 novos equipamentos, como o que permite a montagem precisa e segura da tampa do porta-malas e os robôs para fazer a pintura do teto "flutuante" nas versões equipadas com o opcional “2-Tone” do Kicks. Assim como a máquina para calibração do avançado sistema de visão 360º com sistema inteligente de câmeras, que requer um ajuste fino para oferecer visibilidade total do entorno do veículo. Além disso, a linha de produção ganhou 23 novos AGVs (Automatic Guided Vehicles) – pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas –, passando para um total de 123 unidades. Outros resultados do aumento do volume são as novas áreas na linha de produção e na inspeção de qualidade.

CONTATO
Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação de Produto
(11) 95376-4812
alexandre.carvalho@nissan.com.br


OSRAM
LEDS PARA O FIAT CRONOS

O Fiat Cronos é uma das apostas da Fiat para retomar a liderança do mercado brasileiro de automóveis. O projeto LED para a lanterna traseira do modelo foi concebido para oferecer a durabilidade própria dos projetos de LED, que possuem vida útil muito mais elevada que as lâmpadas convencionais de filamento, diferença que pode passar de 60 vezes mais. Enquanto uma lâmpada de filamento possui uma vida útil em torno de 800 horas, os projetos de LED podem chegar a até 50 mil horas. Em termos de design, o LED permite uma vasta variedade de aplicações e utilização, fazendo com que o projeto não fique limitado. Além do que o emprego da tecnologia LED atrai cada vez mais consumidores, que estão mais exigentes a cada dia. Quando falamos de temperatura, o LED não aquece do mesmo modo que a lâmpada de filamento. Por isso, não é necessária a utilização de materiais resistentes a altas temperaturas na construção do produto. Somado a isso também podemos falar do consumo energético dos projetos de LED, que exigem muito menos energia elétrica que as lâmpadas convencionais de filamento. O projeto LED para a lanterna traseira do Fiat Cronos foi desenvolvido por meio da parceria entre Fiat, Osram e Valeo. A produção se dá em duas etapas: a montagem da placa de LED é feita na China e a da lanterna, na Argentina. Posteriormente, tudo é enviado às montadoras Fiat para aplicação nos veículos.

CONTATO
Felipe Pegorelli
Coordenador de Vendas
(11) 98266-4865 
f.pegorelli@osram.com

 

POLLUX
LINHA DE MONTAGEM DE PAINÉIS JUST-IN-SEQUENCE

Desenvolvemos uma linha estilo just-in-sequence de montagem de painéis automotivos para a fábrica da FCA. Esta linha segue os conceitos WCM e de manufatura avançada, com produção flexível e customização. É composta por um transportador aéreo, com 22 trolleys, sistema de rastreabilidade baseado em RFID, sistema pick-to-light para auxílio e controle de abastecimento dos componentes, uma estação de retrabalho com todos os recursos de montagem existentes e dois servidores. Cada painel é montado de acordo com a preferência do cliente e os pedidos são recebido pela linha através do sistema de difusão da montadora. Em cada trolley pode ser montada uma versão diferente de painel, com orientações de trabalho indicadas para o operador através dos monitores IHMs presentes nas estações. Os componentes principais são rastreados através da leitura de código Datamatrix e as operações de montagem, torques aplicados e testes elétricos efetuados em 100% dos painéis, monitorados e arquivados em banco de dados do sistema de controle de rastreabilidade. A linha e a configuração das estações de trabalho podem ser programadas através de planilha Excel, que recebe dados da bill of material da montadora, garantindo que a atualização dos part numbers dos componentes seja feita de forma imediata, facilitando a programação do sistema pick-to-light. A programação em Excel é uma grande diferencial e inovação, pois torna muito mais acessível e descomplicado ter controle total da linha. 

CONTATO

Welinton Boteon

welinton.boteon@pollux.com.br

Desenvolvimento de Negócios