14.|MOTORES E TRANSMISSÕES

 

EATON
PIONEIRISMO: PRIMEIRA TRANSMISSÃO AUTOMATIZADA EM VEÍCULOS DE COLETA DE RESÍDUOS

Olhar para o mercado local e oferecer soluções customizadas funcionais é premissa na Eaton. Exemplo disso foi o desenvolvimento da primeira transmissão automatizada para veículos de coleta de resíduos no Brasil. Antes, nenhuma empresa havia ofertado a esse segmento uma mudança tão significativa do ponto de vista de performance. A transmissão UltraShift Plus MHD possui uma caixa de câmbio automatizada de 10 velocidades que permite ao motorista mais conforto, mais ergonomia, menos cansaço, além de oferecer uma economia de combustível de 20% em comparação ao veículo com câmbio automático. A UltraShift Plus MHD dá ao caminhão melhor desempenho em subidas e inclinações, aumento da vida útil da embreagem e trocas de marchas mais suaves, evitando os incômodos solavancos. A tecnologia tem a assistência de partida em rampa que – em ladeiras com inclinação superior a 3% – mantém o caminhão parado por até 3 segundos. Para o frotista, a vantagem vem com a diminuição do custo de manutenção (TCO), uma vez que a transmissão não possui o sincronizador, uma das peças de maior desgaste em aplicações severas. Com a tecnologia, o payback do investimento no caminhão com câmbio automatizado Eaton ocorre em até três anos. Hoje, a Eaton é líder absoluta nesse segmento, fornecendo a UltraShift Plus MHD para os maiores frotistas de veículos coletores de resíduos do País.

CONTATO

Comunicação Corporativa EATON
(19) 3881-9994

comunicaeaton@eaton.com

 

PORSCHE
RÁPIDO E ECONÔMICO? COM O SISTEMA E-HYBRID E PDK, SIM, É POSSÍVEL!

O sistema de motores híbridos da Porsche, junto com o seu câmbio PDK, casam perfeitamente. E o melhor exemplo desse relacionamento é o Novo Panamera 4 E-Hybrid.O motor a combustão que equipa o Porsche Panamera 4 E-Hybrid é um V6 biturbo de 2,9l, 4 válvulas por cilindro e que entrega 330 cv de potência entre 5.250 - 6.500 rpm. O torque máximo de 450 Nm aparece a baixos 1.750 rpm e vai até bons 5.000 rpm, mostrando ser um motor muito potente e elástico. Por ser um híbrido, o carro possui um motor elétrico de 136 cv que gera 400 Nm de torque. Juntos, em modo combinado, geram 462 cv a 6.000 rpm e 700 Nm de torque entre 1.100 e 4.500. Só que, mesmo com essa grande potência, o carro consegue ser o líder de consumo de combustível no Brasil, segundo o Inmetro. Ele atinge a marca de até 26 km/l, o que é um verdadeiro marco, mas que só é possível pela grande união com o câmbio de 8 marchas PDK.Com tração integral, esse câmbio possui as duas últimas marchas como overdrive para conseguir um consumo tão bom. A aceleração de 0 a 100 km/h do Panamera 4 E-Hybrid é de 4s6 e ele atinge a velocidade máxima de 278 km/h – em sexta marcha. É possível fazer deslocamentos somente com o motor elétrico. Sem emitir um grama de CO2, percorre-se até 50 quilômetros de distância a uma velocidade máxima de 140 km/h.

CONTATO
Rodrigo Soares
Gerente de PR e Imprensa
(11) 4410-9905
rodrigo.soares@porsche.com.br

 

SABÓ
ALAVANCAR NOVOS NEGÓCIOS COM SUPORTE DE PROTOTIPAGEM 3D

A inovação incremental está relacionada a alguma mudança do estado da técnica, ou seja, buscar alternativas de agregação de valor. O case está relacionada a um problema de vazamento da junta do cárter de motor da linha pesada. Foi elaborado um novo conceito de vedação auxiliar denominado “tapetinho” com a função de garantir a vedação nas junções da parte inferior do motor: bloco, flange e cárter. O primeiro desafio neste projeto foi de garantir a boa comunicação junto ao cliente em apresentar o conceito de vedação auxiliar e seus benéficos em uma visão espacial (tridimensional). Neste caso, a métrica utilizada foi a prototipagem 3D em resina a qual foi modelada com as quatro seções envolvidas em escala real para mostrar o funcionamento da peça atual e os benefícios desta vedação auxiliar chamado “tapetinho” que retém o fluxo de óleo ao redor do ponto de vazamento. Sem dúvidas, com a prototipagem 3D o engenheiro de desenvolvimento conseguiu apresentar de uma forma simples e didática o funcionamento e o benefícios da inovação incremental e agregação de valor ao produto e consequentemente a segurança do cliente em dar continuidade ao projeto. Com esta métrica já conseguimos implementar em produção um projeto de junta de cárter com tapetinho ao mercado local e também já conseguimos aprovar uma outra junta ao mercado exportação que estamos em fase de ferramental de produção com previsão de início de produção para o segundo semestre de 2018. A prototipagem 3D foi fundamental para alavancar novos negócios com rapidez (apresentar proposta em menos de uma semana) e baixo custo. Outra vantagem é que a prototipagem 3D em resina plástica foi elaborada na própria peça com detalhes construtivos da aplicação. O brilho nos olhos do cliente quando ele manipula a sua própria peça é indescritível. Em tempo: este projeto também gerou a aplicação de uma patente.

CONTATO
Roberto Kenji Hayashi

Gerente Desenvolvimento de Produto e Tecnologia

(11) 99625 1318

kenji@sabo.com.br

 

SCANIA
DESEMPENHO E ECONOMIA: NOVOS MOTORES COM TECNOLOGIA XPI

Em mais de 60 anos de dedicação no desenvolvimento de tecnologias, no aprimoramento contínuo dos métodos e processos, na capacidade de enxergarmos bem mais adiante em termos de soluções para nossos clientes e após uma jornada desafiadora, com 68 postos de trabalhos impactados, 50 novas peças, 78 novos padrões de montagem, otimização de máquinas, equipamentos e ferramentas e através de um trabalho multidisciplinar, introduzimos a tecnologia XPI (Injeção de Altíssima Pressão, com pico de até 2400 bar) em nosso portfólio, fabricado no Brasil. Para garantir todos os aspectos do desempenho do motor, desenvolvemos uma nova geração de sistemas de gerenciamento com controle total sobre a injeção de combustível, ar de admissão e temperatura operacional do motor, conformidade com as emissões (controle de NOx e material particulado) e tratamento dos gases de escape, onde o fornecimento de combustível e a pressão de injeção podem ser definidos independentemente da rotação e da carga, com precisão excepcional. O sistema é capaz de realizar múltiplas injeções, sincronizadas com exatidão, resultando em maior eficiência (até 5% de economia de combustível). Com melhor custo operacional, durabilidade através de um funcionamento mais limpo, além de sua confiabilidade, este motor tem sido motivo de comemorações para nossos colaboradores que atuam focados na qualidade do trabalho que executam e para nossos clientes que tem buscado cada vez mais soluções rentáveis em seus negócios.

CONTATO
André Camara Mattos Martins
(11) 4344-9761
andre.martins@scania.com