3.|PROFISSIONAL DE MONTADORA

 

CAOA
MAURO CORREIA, PRESIDENTE DA CAOA

Engenheiro graduado pelo Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, SP, e com MBA na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sucedeu Antonio Maciel Neto na presidência da Caoa, no fim do ano de 2016, e em seguida tomou posse como novo presidente da SAE Brasil para o biênio 2017/2018. Mauro Correia é o primeiro presidente da associação que congrega engenheiros técnicos especialistas relacionados ao mercado automotivo (SAE Brasil) vindo de uma montadora nacional. Ele comandou a Caoa durante o processo de negociação para a criação da Caoa Chery, como parte do acordo estratégico e tecnológico entre a empresa chinesa e a brasileira. Durante 2017, Mauro também esteve à frente da evolução constante da qualidade de vendas e pós-venda das marcas Hyundai Caoa, Subaru e Ford Caoa. Esta evolução foi confirmada pela conquista da primeira colocação, pela Hyundai Caoa, nas pesquisas Sales Satisfaction Index (SSI) e Customer Service Index (CSI), promovidas pelo conceituado Instituto JD Power. Ainda em 2017, Mauro Correia foi o responsável por um intenso investimento na área de seminovos da Caoa e por uma política agressiva de comercialização, quando foram vendidos mais de 97 mil veículos nas redes Caoa Seminovos, Hyundai Caoa, Subaru e Ford Caoa, representando 5% mais que o ano anterior.

CONTATO
Anderson Cavalcante
Assessor de Imprensa
(11) 5538-4928
anderson.cavalcante@caoa.com.br


FCA
STEFAN KETTER, PRESIDENTE DA FCA AL

Stefan Ketter, presidente da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina, lidera um amplo processo de renovação da empresa, com investimentos de R$ 21,9 bilhões entre 2012 e 2017 na região. Ketter nasceu em São Paulo, mas estudou e desenvolveu sua carreira na Alemanha, até transferir-se, em 2004, para a Fiat, na Itália. Na empresa alcançou o posto de vice-presidente mundial de manufatura, cargo que acumula atualmente com o comando da operação Latam. Ele retornou ao Brasil pela Fiat/FCA em 2012, para coordenar o projeto e construção do Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco. Esta é a mais moderna fábrica do grupo no mundo e foi implantada segundo os fundamentos da Indústria 4.0. Após a inauguração da fábrica da Jeep, ele retornou à Itália por um breve período. Em novembro de 2015, Ketter assumiu a presidência da FCA Latam e deu início a um amplo processo de revitalização das plantas do grupo na região. Sob seu comando, a fábrica da Fiat em Betim (MG) ganhou novas linhas de produção, aumentou o índice de automação e também incorporou elementos da Indústria 4.0. O mesmo ocorreu na fábrica Fiat de Córdoba, Argentina, com investimentos de US$ 500 milhões para produzir o Fiat Cronos. Sob seu comando, a gama de produtos da empresa foi renovada, através do lançamento dos Fiat Toro, Mobi, Argo, Ducato e Cronos, e dos Jeep Renegade e Compass. A empresa também construiu em Betim a mais moderna fábrica de motores do grupo, que produz a família global de propulsores Firefly.

CONTATO
Ellen Cristina do Carmo Dias
Especialista de Comunicação
(31) 2123-7411   
ellen.dias@fcagroup.com

 

MAN
ROBERTO CORTES, PRESIDENTE E CEO DA MAN LA

A indústria de veículos comerciais viveu nos últimos anos sua pior crise, mas isso não abalou a confiança de Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, no mercado brasileiro. Enquanto muitos questionavam a sustentabilidade dos negócios no país, o executivo defendia investimentos e preparava o maior lançamento da montadora na última década: a nova família Delivery. O projeto vingou graças à persistência, foco e liderança de Cortes, que lutou pelos recursos necessários, acreditando na engenharia nacional. E, quando ninguém achava que a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) poderia surpreender mais: lá entra Cortes a bordo do primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido no País na Fenatran. O veículo estreou num evento de inovação mundial, atraindo os holofotes para as competências brasileiras, lado a lado com soluções de algumas das maiores marcas da Europa. Com sua visão de futuro, ele inaugurou a era elétrica da VWCO. E não tirou o pé do acelerador: em 2017, deu início ao quinto ciclo de investimentos da montadora, o maior de sua história, no total de R$ 1,5 bilhão para, entre outras inovações, levar à empresa ao próximo nível na digitalização e conectividade, as tendências da indústria.

CONTATO
Juliana Rosas Frech
Supervisora
(11 )5582-5635   
juliana.frech@volkswagen.com.br

 

PEUGEOT
ANA THERESA BORSARI, DIRETORA GERAL DAS MARCAS PEUGEOT, CITROËN E DS

Ana Theresa Borsari foi a primeira mulher do grupo PSA a liderar a operação de um país. Ela também é a única do Brasil a dirigir uma montadora e responsável pela total reconstrução da imagem da marca Peugeot. Trabalhou na reestruturação da rede (tendo no seu DNA o respeito pelo cliente, já que participou da criação do Código de Defesa do Consumidor – na época em que trabalhou no Procon) e na consolidação do programa Total Care (que hoje conta com ótimos índices de satisfação com os serviços de pós-vendas). Agora, assume a gestão das marcas Peugeot, Citröen e DS, com o desafio de conquistar ainda mais o mercado com produtos modernos e inovadores.

CONTATO
Leandro Alberto Giometti
Assessoria de imprensa
(11) 999153469
leandro.giometti@ext.mpsa.com