4.|PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS

 

AETHRA
PIETRO SPORTELLI: O VISIONÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO QUE INVESTE NA INOVAÇÃO MUNDIAL

A visão apurada do mercado automotivo mundial, o anseio por inovação e qualidade e a experiência acumulada de mais de 40 anos à frente dos negócios levaram Pietro Sportelli a apostar na retomada do mercado antes do previsto e se antecipar a ela. Em meio à crise, a Aethra Sistemas Automotivos investiu em tecnologia e inovação, criou novas soluções que possibilitarão à empresa a dianteira no atendimento de um mercado automotivo mais sustentável, inteligente e seguro. Entre elas, a estampagem a quente patenteada pela empresa, mais econômica e eficiente ao processo convencional, e o tanque de combustível para veículos híbridos, para o futuro próximo de carros movidos a combustão e energia elétrica. As apostas corretas levaram a empresa a retomar seu faturamento acima de R$ 1 bilhão, ainda em 2017, e permite projetar dobrá-lo em poucos anos. Sportelli foi a mão forte responsável por manter em operação o Grupo formado 100% de capital nacional. As 11 unidades fabris - presentes em quatros estados brasileiros e em Córdoba, na Argentina – além dos dois escritórios comerciais, assim como os colaboradores e corpo diretor, saem fortalecidos de um dos piores momentos da indústria automotiva. Não satisfeito, ele se prepara para ir além. A Aethra tem planos maiores de internacionalização, e já prospecta novos negócios na América do Norte e Europa, e não descarta a possibilidade de instalações industriais em um dos dois continentes.Com uma diretoria compromissada e alinhada, e o apoio estratégico e administrativo da esposa, Gilma Sportelli, e do filho Rafael Sportelli, ambos sócios da empresa, Pietro Sportelli finca definitivamente sua Aethra como referência no setor automotivo.

CONTATO
Aethra Sistemas Automotivos S.A.

(31) 3045-9199

www.aethra.com.br

 

BOSCH
BESALIEL BOTELHO, VISÃO EMPREENDEDORA ALÉM DA MOBILIDADE

Com mais de 30 anos na Bosch, Besaliel Botelho tem um papel importante dentro da indústria de autopeças, seja no âmbito do desenvolvimento de novas tecnologias (foi um dos precursores da tecnologia flex fuel no Brasil) seja como interlocutor da indústria de autopeças junto ao governo e entidades de classe, levando a percepção dos sistemistas, por exemplo, sobre a Rota 2030 ou sobre a sustentabilidade da indústria, principalmente no que se refere a cadeia dos fornecedores tiers 2 e 3. A Bosch foi pioneira no desenvolvimento de um programa de desenvolvimento e qualificação de fornecedores em parceria com o MDIC e o Instituto Euvaldo Lodi. Durante a crise do setor dos últimos anos, Botelho conduziu uma reorganização na Bosch do Brasil visando adequar as estruturas e a capacidade produtiva com a demanda local. Dessa forma, a empresa estaria apta para retomar o crescimento assim que o mercado apresentasse sinais de recuperação. E foi isso que ocorreu em 2017. Desde o início de sua gestão, em 2012, a Bosch vem trabalhando para levar tecnologias e soluções para novos mercados, como mineração, agronegócios e serviços. 

CONTATO
Alessandra Nascimento
Supervisora de Imprensa
(19) 2103-2325
alessandra.nascimento@br.bosch.com

 

SINDIPEÇAS
DAN IOSCHPE, CONCILIADOR COM VISÃO SISTÊMICA DA INDÚSTRIA

Dan Ioschpe é presidente do Sindipeças e da Abipeças desde março de 2016. Antes de ser eleito, por representantes de cerca de quinhentos fabricantes de autopeças instalados no Brasil, já participava da entidade como associado. Foi, além disso, integrante do Conselho de Administração, responsável pela área de economia, na última gestão de seu antecessor, Paulo Butori. Dentre suas principais características, além do vasto conhecimento de empresário experiente nacional e internacionalmente, está a natureza conciliadora e a visão sistêmica da complexa indústria da qual o setor de autopeças faz parte. Afirma recorrentemente que “nosso principal desafio é a integração competitiva do setor de autopeças brasileiro no mercado global, desafio que, creio, atinge todos os setores industriais do País”.  Com essa diretriz, o Sindipeças tem intensificado ações de fomento à exportação. Para Ioschpe, a indústria de autopeças, durante sua pior crise, iniciada em 2014, mostrou-se muito resiliente e, mesmo com todas as enormes dificuldades, não deixou de produzir e atender às demandas das montadoras. O gaúcho Ioschpe é também presidente do Conselho de Fabricantes de Autopeças do Mercosul (Mercoparts) e do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion, empresa que dirigiu de 1998 a 2014. Preside ainda o Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras da Confederação Nacional da Indústria e é membro do conselho de administração das empresas WEG, Cosan e Profarma.

CONTATO
Helena Coelho
Assessoria de Imprensa
Sindipeças
(11) 3848-4827
hcoelho@sindipecas.org.br

 

ZF
WILSON BRICIO, PRESIDENTE DA ZF AMÉRICA DO SUL

Presidente da ZF América do Sul há 13 anos, em 2018 Wilson Bricio assume a presidência da empresa integrada na região, pós-aquisição da TRW em 2015, sendo responsável por um total de nove plantas (oito no Brasil e uma na Argentina) e cerca de 5 mil colaboradores. Tendo passado por um desenvolvimento acelerado de integração na região sul-americana, a vasta experiência em fusões & aquisições e a gestão de Bricio foram essenciais para o desenvolvimento dos processos na região, integrando, com sucesso, as áreas de vendas, gestão de materiais e criando o primeiro centro integrado de aftermarket mundial da ZF, em Itu, SP. Desde a aquisição em 2015, a ZF ampliou o seu vasto portfólio de soluções para o público OE e aftermarket, transformando-se em uma nova empresa e atendendo as demandas de uma indústria cada vez mais dinâmica e demandante, que exige tecnologia, qualidade, eficiência e, claro, segurança. Além da presidência na ZF, Wilson Bricio também atua honorariamente em diversas entidades beneficentes, instituições bilaterais e de tecnologia, sendo uma das principais referências nos debates de inovação e engenharia no contexto Brasil-Alemanha. Entre elas, é membro do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação, Co-Chairman do Fórum Brasil-Alemanha de Inovação e membro do Board of Trustees do FCA@ITA (Escritório de Projetos de Manufatura Avançada da Sociedade Fraunhofer, sediado no ITA).

CONTATO
Michel Haddad
Gerente de Marketing e Comunicação
(15) 4009-3469
michel.haddad@zf.com