12.|SUSTENTABILIDADE E

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

 

AUTOFORJAS
ELIMINAÇÃO DE ÓLEO REFRIGERANTE NO PROCESSO DE USINAGEM

A Auto Forjas, uma empresa do grupo CIE Automotive, antenada às necessidades de redução de desperdícios e redução do consumo de óleo solúvel, implantou em seu processo a usinagem a seco para operações de torneamento em máquinas CNC de produção em série. Com isso, quebrando paradigmas, eliminou-se 100% da projeção de óleo refrigerante nos equipamentos de tornear em processo de desbaste, aumentando em 30% a vida útil das ferramentas de corte que, uma vez estabilizada na temperatura de trabalho, traz homogeneidade ao processo evitando micro trincas geradas pelo contato do óleo refrigerante com a ferramenta de corte. Uma vez eliminada a refrigeração nas ferramentas, eliminou-se também a necessidade de bombas de refrigeração, o que fez reduzir o consumo de energia elétrica. Diminuiu-se a proliferação de bactérias gerada pelo óleo refrigerante em repouso no reservatório, eliminou-se a perda do óleo refrigerante por arraste, evaporação e/ou vazamentos provenientes do processo, eliminou-se o risco de contato do óleo com o operador, garantido sua integridade física tanto por contato como por inalação da névoa do óleo, além de eliminar completamente o descarte do óleo em seu fim de vida útil, evitando assim a geração de resíduos contaminados.

CONTATO
Leonardo Martins Ferreira
Coordenador de Manutenção
(31)22106-8648
leonardo.martins@autoforjas.com.br

 

BMW
CENTRO SOCIAL NA FÁBRICA DE ARAQUARI

O Centro Social e Recreativo do BMW Group na fábrica em Araquari, SC, construído em uma área de 1.220 m² integrada à natureza, hospeda, de segunda à sexta, o projeto social Sou Futuro BMW. Cerca de 90 crianças e jovens do entorno da planta, entre 7 a 16 anos, recebem reforço acadêmico, participam de atividades culturais e esportivas, nas mais variadas formas de arte, a citar a música clássica, o balé e outras modalidades de dança tutoreadas pela escola Bolshoi. Além da instituição russa de balé, o Instituto Solvi, desenvolve a educação ambiental por meio de oficinas de artes, cinema e fotografia. Os estudantes são trazidos diariamente, em contra turno escolar, graças a uma parceria com a Prefeitura Municipal de Araquari. O objetivo do projeto Sou Futuro BMW é mais do que o desenvolvimento formal: é criar e elevar valores nestes jovens a fim de contribuir na formação de futuros profissionais engajados e aptos ao mercado de trabalho. Além disso, o complexo é uma iniciativa que oferece aos colaboradores e estagiários da empresa um espaço para prática de esportes e exercícios. A academia, com o acompanhamento profissional, é gratuita para toda equipe que também pode reservar as quadras de futebol e vôlei, sala de jogos e churrasqueira fora de horário de trabalho.

CONTATO
João Veloso
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
Tel. 11 5586-0610
joao.veloso@bmw.com.br

 

DAF
PROGRAMA DE DIVERSIDADE DAF

O Programa de Diversidade DAF, implementado em 2017, dentro de uma estratégia global, trouxe à subsidiária brasileira a oportunidade de discutir e implementar ações que estimulem o respeito e a valorização a diferentes aspectos de diversidade, como o empoderamento feminino, as novas gerações e a inclusão de portadores de deficiência. Parte de um projeto global do Grupo Paccar, o projeto nacional teve início com a criação do Comitê de Diversidade, composto por 11 funcionários representantes de diversas áreas, de vários níveis hierárquicos, que são responsáveis por discutir estratégias e implementar as ações definidas. Para a DAF, ações que estimulem um ambiente respeitoso e inclusivo têm como consequência um melhor ambiente de trabalho, onde perspectivas diferentes contribuem para melhores resultados. Este conceito faz ainda mais sentido no Brasil, um país com proporções continentais e formado por culturas tão ricas e diversas. Ao longo de 2017, o Comitê de Diversidade DAF realizou várias ações, como grupos de discussões para saber o que os demais funcionários entendem por diversidade e quais pontos a empresa poderia desenvolver; Coral da Diversidade com a participação de 35 funcionários; Semana da Diversidade, que abordou diversos temas como inclusão de portadores de necessidades especiais, empoderamento feminino, além de workshops, painéis e palestras. O objetivo é fazer ano a ano a consolidação do programa tornando o ambiente cada vez mais inclusivo e estimulando as pessoas a contribuírem com diferentes perspectivas para a criação de um ambiente de trabalho bom para se trabalhar e que traga, como consequência, resultados ao negócio.

CONTATO
Jeanette Costa Jacinto

Diretora de Recursos Humanos

(42) 3122-8479/99131-4415

Jeanette.jacinto@daftrucks.com

 

PIRELLI
PRIMEIRO PNEU DE ALTA PERFORMANCE FABRICADO COM BORRACHA NATURAL EXTRAÍDA DA GUAIÚLE

Alta performance e materiais inovadores com baixo impacto ao meio ambiente. Estas são as características do novo protótipo de pneu que a Pirelli testou nos campos de provas na Itália, de Vizzola Ticino e de Balocco, utilizando uma Maserati Ghibli. Pela primeira vez, a empresa produziu um pneu de Ultra High Performance (UHP) que contém em sua composição a borracha natural da guaiúle. A guaiúle é uma planta, tipo arbusto, que cresce em climas áridos, mas que não serve para consumo humano, e pode ser cultivada com pouca água e sem pesticidas. Assim, torna-se uma alternativa viável para a tradicional seringueira, árvore tipicamente brasileira. Nos campos de prova na Itália, os pneus foram submetidos a simulações extremas de uso, incluindo condições de piso molhado. Os resultados demonstraram o mesmo desempenho dos pneus equivalentes, aqueles feitos com polímeros sintéticos de produtos derivados do petróleo. A substituição de polímeros petroquímicos por matérias-primas alternativas e renováveis é um objetivo fundamental para a divisão de pesquisas da Pirelli, que tem sido líder em soluções de mobilidade sustentável há muitos anos.

CONTATO
Fábio Santos
Assessor de imprensa – Pirelli
(11) 5053-5121
fabio.santos@nectarc.com.br